Cherovia mobiliza a região durante 4 dias. Festival foi um êxito

A 16.ª edição do Festival da Cherovia, que decorreu na Covilhã entre quinta-feira e domingo, foi mais “um êxito” que trouxe ao centro histórico da Covilhã milhares de visitantes, avançou à Rádio Clube da Covilhã Eduardo Cavaco.

O presidente da Banda da Covilhã, que organiza o certame junto com a Associação Cultural Desertuna e Covilhã Eventos, sublinha que os objetivos propostos para o festival foram plenamente alcançados.


“A organização cumpriu os objetivos que são promover a cherovia, divulgar o centro histórico e potenciar a cidade da Covilhã na região e no país, e pensamos que isso foi conseguido”, disse.

O responsável aponta que o festival “recebeu visitantes de diversos quadrantes, do país e estrageiro, que queriam saber o que era a cherovia”. Um trabalho de divulgação que o festival tem feito ao longo dos anos, sublinha, vincando que há “muito potencial de crescimento” para o evento.

Com mais de 200 receitas diferentes nos vários stands do festival, a famosa raiz mostra neste festival a sua grande versatilidade. Eduardo Cavaco defende que é nesta diversidade que reside “a magia e o sucesso do festival”.

“A magia do festival é a diversidade que começa por essa panóplia de criatividade gastronómica dos participantes das tasquinhas”, frisou, dando como exemplos o prato vencedor desta edição – sandes de porco no espeto com cherovia caramelizada – e até pipocas de cherovia.

Um festival que “surpreende sempre os covilhanenses”, sublinha, dando conta que apesar da inovação culinária mantém “patentes as tradições da Covilhã”.

As atividades paralelas ao certame, nomeadamente o lançamento do livro “Luís de Sttau Monteiro-Gastrónomo”, de Ana Marques Pereira que teve lugar na sexta-feira, o II Capítulo da Confraria Gastronómica da Cherovia e da Panela no Forno no sábado e a caminhada no domingo de manhã, por quintas que cultivam cherovia na freguesia do Ferro, foram “expoentes máximos” do evento, defendeu ainda José Eduardo Cavaco, sublinhando a muita adesão do público.

O Festival da Cherovia vai regressar no próximo ano, para a 17.ª edição, entre 19 e 22 de setembro.