Quarta Parede “Em Trânsito” a partir de 19 de outubro começa com espetáculo de dança

O “Em Trânsito”, festival de artes performativas para novos públicos, realizar-se-á entre 19 de outubro e 17 de novembro na Covilhã, Peso, Paul e Tortosendo com um programa de espetáculos, sessões de contos, oficinas e conversas.

Dirigido ao “público de todas as idades e que convida a vivenciar as artes performativas em ambientes mais próximos do quotidiano como a escola, a biblioteca, o café e o salão comunitário”, o festival inicia-se a 19 de outubro na Biblioteca Municipal da Covilhã com o espetáculo de dança “Corpo-Mapa-Livro”.


Espetáculo de Marina Nabais, “Corpo-Mapa-Livro” é uma peça “que desarruma a biblioteca”. Segundo avança a Quarta Parede, “parte do livro enquanto objeto específico e como indutor de experiências transformadoras do corpo” e explora o livro “enquanto mapa e lugar da viagem corporal e uma dimensão do corpo”. O espetáculo acontece às 11:00 e às 15:00 do dia 19 de outubro.

No dia seguinte, 20 de outubro, às 15:00, também na Biblioteca Municipal da Covilhã, acontece a “Oficina Descoberta do Livro”, uma oficina de Marina Nabais e Joana Pupo que tem com objetivo “levar os mais novos a descobrir o livro, enquanto objeto vivo e mutável e sujeito a múltiplas formas de abordagem”. Para público em geral, esta oficina pode ser feita entre crianças, jovens e adultos.

No dia 25 de outubro, fora do festival, decorrerá mais uma sessão das Leituras Nómadas – Comunidade de Leitores na Biblioteca Municipal. Esta sessão é dedicada à obra de Aquilino Ribeiro.

O festival “Em Trânsito” segue até 17 de novembro e a programação será conhecida em breve.