Penamacor assinala os 240 anos da morte de Ribeiro Sanches com exposição

A exposição “Aroma, ritual e terapia – As plantas na religião mosaica” assinala os 240 anos da morte de Ribeiro Sanches.

A mostra vai estar patente no Museu Municipal de Penamacor entre 14 de outubro e 31 de março de 2024, com visita aberta de terça-feira a domingo, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.


Segundo a nota de imprensa do município penamacorense a mostra desdobra-se em torno de plantas medicinais, cujas propriedades foram estudadas e surgem contempladas na Bíblia ou em obras de médicos judeus/cristãos-novos, nomeadamente de Ribeiro Sanches.

“Procura-se, desta forma, fomentar a interação do público que visita o espaço museológico com a etnomedicina, isto é, o ramo que se dedica ao estudo de formas e práticas de cura e terapias de determinado grupo étnico – e da etnobotânica, ou seja, sobre as plantas usadas para fins iátricos. Sendo que ambos os conceitos se encontram ligados ao estrato etnoreligioso judaico, cristão-novo e/ou descendentes de judeus sefarditas”, está descrito no documento.

Recordar que António Nunes Ribeiro Sanches foi um importante ícone da arte iátrica da Europa das Luzes do século XVIII.

A inauguração terá lugar hoje pelas 17:30.