Docente da UBI é curador de exposição em Nova Iorque

Pedro Gadanho, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior (DECA-UBI), é o curador de uma exposição patente em Nova Iorque que apresenta uma “visão única das práticas arquitetónicas emergentes em Portugal”, revela a UBI em comunicado.

A exposição, que se intitula “Generation Proxima: Emerging Environmental Practices in Portuguese Architectures”, estará no Center for Architecture, em Manhattan, até 23 de março.


Inspirada no recente livro de Pedro Gadanho, “Climax Change! How Architecture Must Transform in the Age of Ecological Emergency”, a exposição “espelha a forma como a arquitetura nacional recente tem uma visão ambientalmente orientada, apresentando um olhar atento sobre a exploração de materiais ecológicos inovadores, a revisão de métodos de construção tradicionais e a reintrodução da natureza como uma influência central”, lê-se ainda no comunicado.

Na exposição estão destacados sete coletivos de arquitetura que respondem aos desafios ambientais, como Artéria, Colectivo Warehouse, Gorvell, Nuno Pimenta, Oficina Pedrez, OODA e Ponto Atelier.

A iniciativa tem o apoio do Conselho das Artes, do Gabinete do Governador e da Assembleia Legislativa do Estado de Nova Iorque, do Departamento de Assuntos Culturais, em colaboração com o Conselho Municipal da Cidade de Nova Iorque e da Direção-Geral das Artes de Portugal.