Como tema genérico da 4.ª edição do Simpósio “Montanha Mágica* Arte e Paisgaem”, evento criativo de investigação e fruição artístico promovido pela Faculdade de Artes e Letras da UBI, está “O Imaginário da Montanha”. Conta com a participação de um extenso número de artistas e investigadores em exposições, instalações e residências artísticas.
Em nota de imprensa, a organização informa que o evento “fomenta o desenvolvimento e partilha de propostas de comunicação baseadas em práticas criativas, atinentes ao imaginário da montanha, da Serra da Estrela ou de outra serra qualquer”.
Além do simpósio, a temática terá continuidade através de uma exposição de peças de arte “heterodoxas e originais”, patente no Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios até janeiro de 2024. Os projetos artísticos e as comunicações selecionadas pela comissão científica e artística serão publicadas em número especial da revista Stellae* (Revista de Arte), lê-se ainda no comunicado.
O evento tem coordenação artística e científica de Francisco Paiva, docente do Departamento de Artes e é uma produção do Grupo de Artes do LabCom – Comunicação e Artes da UBI em parceria com a Unidade de Investigação em Artes da UBI (iA*) e LaSIA, da Universidade do País Basco, em Bilbau, Espanha.
“Montanha Mágica* Arte e Paisagem” decorre no Museu de Lanifícios (Auditório do Museu) entre hoje e amanhã (16 e 17). O programa completo pode ser consultado aqui.