CM Manteigas propõe criação de 4 escalões na fatura da água e tarifa fixa de 3,95€

A Câmara Municipal de Manteigas propõe um aumento da tarifa fixa da água para 3,95 euros, repartidos por três serviços: abastecimento (1,70 euros); saneamento (1,30 euros) e resíduos (0,70 euros), sendo este último suportado pela autarquia.

A nova tarifa apenas entrará em vigor depois de ser aprovada em reunião de câmara.  


A informação foi avançada hoje, dia 23, em reunião extraordinária do executivo.

Em causa está a adesão do Município de Manteigas à APAL (Águas Publicas em Altitude – Serviços Intermunicipalizados), que inclui, ainda, os municípios da Guarda, Sabugal e Celorico da Beira. Esta alteração é, no entanto, exclusiva à autarquia manteiguense, que, atualmente, não cumpre os requisitos mínimos estabelecidos pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos).

O valor global da convergência tarifária são 175 mil euros anuais, sendo que a autarquia tem possibilidade de avaliar, anualmente, o valor e, posteriormente, adaptar.

Outra das alterações é nas tarifas variáveis não domésticas, que passará a ter quatro escalões (0-25; 25-50; 50-150; +150), com o objetivo de “defender o pequeno comércio”, disse Pedro Patrício, que esteve presente na reunião para explicar o regulamento.

Recordar que Flávio Massano, presidente da Câmara Municipal, já tinha afirmado, em julho, que esta adesão é “benéfica” para o concelho, uma vez que, anualmente, este tem um prejuízo de cerca de 1 milhão de euros com a água, o que poderá ser alterado.

Integrando este grupo, ganha-se escala e consegue-se diluir o prejuízo, assegurando os 90% de cobertura de custos que a lei obriga, contra os cerca de 30% que atualmente cobre, explicou o autarca.

A APAL ainda não foi constituída, explicou Pedro Patrício, sublinhando que tal deverá acontecer em dezembro.