Covilhã: Alunas de Design de Moda da UBI no pódio do concurso “Modatex”

A 3.ª edição do “Tea & Cheese” reconheceu o talento das alunas de Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI) Mariana Costa e Maria Teresa Medeiros, que conquistaram o 2.º e 3.º lugares no concurso de moda sustentável do Modatex, revela a universidade na página oficial.

Também Joana Olho Azul e Maria Miguel Dias, alunas do mesmo curso, receberam uma menção honrosa pelas suas criações.


Um conjunto de colete – sem costas – e calças, inspirado no signo do zodíaco chinês do Dragão, valeu a Mariana Costa o 2.º lugar no pódio do “Tea & Cheese” do Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios.

O 3.º lugar foi atribuído a Maria Teresa Medeiros, que concorreu com um coordenado composto por um bolero, “crop top” com três botões chineses, uma saia com folho e uma cauda removível.

O “Tea & Cheese”, que conta já com três edições, é uma competição aberta ao público, onde designers levam à passarela criações realizadas através de “upcycling”. A técnica, que consiste na reutilização de vestuário ou sobras de tecidos e fios para a criação de novas peças, tem como objetivo “promover a sustentabilidade no mercado da moda, que assim alarga o ciclo de vida dos produtos”.

O concurso apresentou, este ano, um número recorde de 59 candidatos, com um total de 81 criações a votação, tendo contado com a avaliação do painel de jurados composto por Katty Xiomara, designer de moda e formadora do Modatex, Paulo Runa, empresário da Covilhã, e Rui Miguel, docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI.

Promovido pelo Modatex, em parceria com a UBI e a Câmara Municipal da Covilhã, o desfile, inserido na iniciativa “Covilhã Cidade Criativa do Design”, decorreu a 10 de novembro, nas oficinas da fiação e tecelagem da Delegação do Modatex da Covilhã.