Fundão: Míscaros – Festival do Cogumelo no Alcaide entre 17 e 19 de novembro  

O certame “Míscaros – Festival do Cogumelo” decorre na aldeia do Alcaide, no Fundão, entre 17 e 19 de novembro. Um evento que tem como objetivo “explorar o forte património fúngico do país com mais de 530 espécies, entre as quais se destacam os míscaros que nascem nas encostas da Serra da Gardunha”, frisa a organização.

“Entre os dias 17 e 19 de novembro, visitantes poderão aproveitar os passeios micológicos e maravilhar-se com a natureza envolvente da Gardunha, degustar diferentes formas da confeção de cogumelos e outras especialidades da região nas tasquinhas especialmente preparadas na aldeia”, pode ler-se na página oficial do evento.


Nesta edição, a “reciclagem e reutilização” serão o tema do evento. A decoração do festival será feita a partir de lixo/resíduos reutilizáveis, recolhidos numa campanha de recolha de lixo, que será realizada na nossa Serra da Gardunha.

O certame conta com gastronomia regional, animação de rua, workshops, tradições, passeios e rodas de conversa.

“A segurança será um ponto primordial no Festival Míscaros, existindo neste festival um controlo de qualidade e segurança alimentar realizada por uma entidade externa certificada, garantindo a qualidade dos produtos servidos a todos os visitantes”, revela ainda a organização.

Este ano, o festival terá mais um fim-de-semana com as portas abertas. Entre 24 e 26 de novembro, terão lugar os típicos espaços de restauração (tasquinhas), passeios micológicos, animação e concertos.

Este evento tem a organização da Liga dos Amigos do Alcaide, da Câmara Municipal do Fundão e da Junta de Freguesia do Alcaide.