Ciclo Histérico de Música Clássica: Seis concertos e uma masterclass em dezembro em Belmonte

A Histérico – Associação de Artes, associação juvenil com sede no Fundão, promove a segunda edição do Ciclo Histérico de Música Clássica em Belmonte durante o mês de dezembro, um evento que leva a este território seis concertos e uma masterclass.

Depois de em 2022 os concertos terem acontecido em Belmonte, Fundão e Sabugal, a associação continua com “o mote de levar música a localidades de baixa densidade populacional, dinamizar a atividade cultural e criar laços com as comunidades”, informa em nota de imprensa.


A 13 de dezembro, inserido na Festa das Luzes, acontece o concerto de Bruno Antunes no Museu Judaico de Belmonte, às 18:00. Dia 16, o concerto ‘Giocoso Duo’, por Joana Ramos (guitarra) e Beatriz Carvalho (clarinete), na Casa da Torre, em Caria, às 16:00. A 17 dezembro, toca Miguel Matos (guitarra), na sede do CCRM de Malpique, às 14:30.

Ainda no dia 17, o concerto de Sérgio Gladkyy (acordeão), na Igreja Paroquial do Colmeal da Torre, às 16:00. No dia 18, o concerto de Aires Pinheiro no Museu Judaico de Belmonte às 18:00. Por fim, a 20 de dezembro, o concerto de encerramento Masterclasse, no Auditório Municipal de Belmonte, às 18:00.

A Masterclass decorre de 18 a 30 de dezembro na Escola de Música de Belmonte e tem um valor estipulado de 30 euros para participantes e 10 euros para ouvintes. A inscrição é obrigatória e feita aqui.

Joana Ramos, da Histérico e diretora artística do Ciclo, afirma que “através desta iniciativa podem ser apresentadas diferentes perspetivas musicais, podendo despertar o interesse da aprendizagem musical aos mais novos, observando a experiência e criando ligações com músicos, bem como desenvolver o interesse em geral pela música em cada espetador”.