Edição “muito recheada” do tradicional Penamacor Vila Madeiro traz “novo impulso à vila”

Um dos grande eventos natalícios da região, o Penamacor Vila Madeiro regressa este ano, entre 7 e 25 de dezembro, para uma edição “muito recheada”, a prova de um “novo impulso” que é dado a esta tradição em Penamacor e que, como garante a vereadora com o pelouro da cultura do Município Ilídia Cruchinho, tem levado àquele território mais gente a cada ano que passa.

Na reunião pública que decorreu na sexta-feira, 24 de novembro, a também vice-presidente do executivo revelou que já está confirmada a vinda de um grupo de 50 pessoas, pela Junta de Freguesia de Benfica, em Lisboa, para o evento, bem como a vinda de uma comitiva de Clamart, cidade francesa nos arredores de Paris com quem Penamacor “está geminada”.


Repartido por três fins-de-semana (7, 8, 9 e 10, 16 e 17, 23, 24 e 25 de dezembro), o Penamacor Vila Madeiro tem este ano “um programa reforçado com outro tipo de iniciativas “que vão além da animação cultural”. Ilídia Cruchinho elencou exposições, apresentações de livros, workshops, fóruns, tertúlias – que se relacionam com o “valor natural da região” – e ainda uma feira do livro, o presépio artesanal ao vivo e um espaço dedicado às crianças.

A vice-presidente do executivo destacou ainda uma atividade de plantação de árvores. “Para que a tradição se mantenha, há uma atividade de grande interesse e que devemos fazê-la anualmente, que é a plantação de novas árvores, de forma a que as próximas gerações possam ter árvores para continuar a tradição”, revelou, como forma regeneração tendo em conta os sobreiros usados para o Madeiro.

Reconhecendo o valor do evento e o que ele representa para aquela vila, Anselmo Cunha, vereador da oposição eleito pelo movimento independente “Abraçar Penamacor”, lamentou, contudo, “que o movimento das aldeias no projeto é deficitário”, que “pode ser melhorado”. Para o vereador, o que se deve fazer é alargar a área de abrangência do evento e “incentivar as aldeias a fazer parte do projeto”.

António Luís Beites, Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, salientou que o evento, com projeção nacional e internacional, faz alusão a todas as freguesias do concelho, a par do “levantamento de todas as tradições em cada freguesia em questões alusivas ao Madeiro” que o Município tem vindo a fazer.

O programa completo do Penamacor Vila Madeiro pode ser consultado aqui.