Governo lança Bolsa Luís Patrão no valor de 500 mil euros para jovens estudantes

Ontem, dia 11, foi lançada a Bolsa Luís Patrão, com uma dotação anual de 500 mil euros, distribuída por 10 bolsas, para apoiar jovens estudantes e líderes para o turismo, revela o Governo em nota de imprensa.

Recordar que o covilhanense, falecido em julho passado, foi ontem homenageado pelo Governo, Turismo de Portugal e entidades e individualidades do setor, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviço, Nuno Fazenda.


A Bolsa Luís Patrão terá uma dotação anual de 500 mil euros, distribuída por 10 bolsas: cinco bolsas no valor de 40 mil euros cada, num total de 200 mil euros, destinadas a formação profissional especializada em escolas no estrangeiro, e cinco bolsas no valor de 60 mil euros cada, num total de 300 mil euros, alocadas ao apoio em cursos de pós-graduação, mestrado, MBA e formação avançada, em escolas de referência internacional.

“O Luís Patrão, que tive o gosto de conhecer, foi um pensador, um estratega e um líder de excelência. Por esse motivo, o lançamento de uma bolsa com o seu nome, que premeia o mérito e a excelência e aposta no futuro do setor do turismo, é uma homenagem que, mais do que merecida, não podíamos deixar de fazer”, frisou António Costa Silva durante o seu discurso.

Para o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, foi prestada uma homenagem “a um líder que transformou e marcou a história do turismo”.

“Foi o primeiro presidente do Turismo de Portugal e o impulsionador de várias reformas no turismo português. Mudou a vida de organizações e territórios, por isso, o lançamento de uma bolsa para mudar a vida de pessoas para liderarem o turismo do futuro é a melhor homenagem que lhe poderia ser prestada. O lançamento desta bolsa, nesta escola de hotelaria de Lisboa que ajudou a fundar, é uma homenagem do setor do turismo a uma das grandes referências do setor, pelo seu legado, pelo seu mérito”, sublinhou.

Nesta cerimónia, prestaram ainda o seu testemunho de homenagem, José Luís Arnaut, presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, Chitra Stern, empresária e CEO do Grupo Martinhal, e Carlos Neves, Administrador do Grupo Azinor – Sana Hotéis.

O regulamento da Bolsa Luís Patrão já se encontra disponível no site do Turismo de Portugal, para posterior apresentação de candidaturas.

São membros do júri da bolsa o presidente do Turismo de Portugal, por inerência, Carlos Abade, a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, o Presidente do CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Paulo Jorge Ferreira, a empresária e CEO do Grupo Martinhal, Chitra Stern, o professor coordenador principal da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e ex-administrador do Turismo de Portugal, Jorge Umbelino, e a economista e professora catedrática do ISEG Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa, Clara Raposo.