UF Covilhã e Canhoso homenageia Refood num momento de “grande sensibilidade”

“Uma homenagem simbólica, mas um momento de grande sensibilidade”. Foi assim que Carlos Martins, presidente da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, caracterizou a homenagem prestada à Refood Covilhã, no âmbito da iniciativa “Dezembro, Mês de Natal”.

“Esta é uma associação que representa não só a freguesia, como todo o concelho da Covilhã”, disse o autarca, sublinhando a importância dos apoios que Junta de Freguesia oferece à Refood.


“Atribuímos um apoio financeiro anual, no valor de 1000 euros, porque é fundamental para as despesas da instituição. Para além disso, a Junta de Freguesia apoia a instituição, periodicamente, com alguns alimentos, para que muitas das famílias carenciadas possam ter mais um pouco”, frisou.

Márcio Gomes, coordenador do núcleo da Refood na Covilhã, agradecido pela homenagem prestada, revelou que, neste momento, a associação está a ajudar cerca de 110 pessoas, o que representa um total de cerca de 40 famílias.

“Existem novos pedidos de apoio, aos quais estamos com dificuldades em responder, devido à falta de comida”, frisou.

As cerca de 40 famílias que a Refood está a apoiar é um número que tem tendência a aumentar, como tem acontecido desde o início da pandemia de covid-19, em 2020, disse Márcio Gomes, frisando que, nessa altura, a associação foi obrigada a deixar o sistema de entregas cinco dias por semana e passar a dois ou três dias por semana.

“Deixámos de ter tantos excedentes alimentares dos restaurantes. Dos supermercados e minimercados, vamos tendo. Tentamos sempre reforçar os parceiros, mas é complicado, porque eles não surgem todos os dias”, salientou.

Desde o início da Refood, em junho de 2015, até agora, são 750 os voluntários, um número que deixa o dirigente “muito satisfeito”, disse em declarações aos jornalistas, salientando que a associação “necessita de estar sempre a renovar”, uma vez que “há sempre voluntários a deixar de ter disponibilidade”.

“Precisamos de estar constantemente a fazer o apelo à comunidade para angariar novos voluntários para ir substituindo e fazer a associação funcionar”.  

Recordar que esta iniciativa da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso é um conjunto de três as homenagens.

A primeira foi à Cicol, um espaço de papelaria e material de escritório que vai já na terceira geração. Foi fundada a 31 de dezembro de 1946, por Belmiro Fonseca, passando depois para o seu filho, Fernando Fonseca, e, nos últimos anos, foi gerida pelo neto do fundador, João Fonseca.

A última homenagem será na sexta-feira, dia 15, a António Antão, “empresário de sucesso”, fundador do Restaurante Montiel.

Ao longo da próxima semana, e no âmbito desta iniciativa, a UF Covilhã e Canhoso vai entregar lembranças às crianças das escolas e vouchers/cabaz de Natal às famílias mais carenciadas da freguesia.