Beira Interior: 15 centros de saúde abertos ao fim de semana e 11 depois das 20h

Na Beira Interior, 15 centros de saúde passarão a funcionar ao fim de semana e 11 funcionarão após as 20:00 em dias úteis. A informação foi avançada em comunicado pelo Ministério da Saúde.

Estarão abertos ao fim de semana os centros de saúde do Fundão, Belmonte, Penamacor, Manteigas, Gouveia, Sabugal, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Mêda e Pinhel.


Depois das 20:00, estarão a funcionar, na região, 11 centros de saúde: Manteigas, Gouveia, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo, Idanha-a-Nova, Mêda, Oleiros, Pinhel, Proença-a-Nova, Trancoso e Sertã.

No documento, o Ministério da Saúde frisa que “os cuidados primários assumem um papel determinante na resposta à população”, mas relembra a “importância de conhecer as alternativas aos serviços de urgência dos hospitais e de ligar previamente para o SNS24 para aconselhamento e encaminhamento para a unidade de saúde mais adequada”.

Em todo o país, são 42 os centros de saúde a funcionar após as 20:00, em dias úteis, e 189 a funcionar aos fins de semana.

“É essencial que os utentes recorram aos níveis de cuidados recomendados, de modo particular nos momentos de maior procura como o que se vive atualmente em resultado do incremento das infeções respiratórias e do tempo frio, que pode descompensar doença crónica”, pode ler-se no documento.

O Ministério da Saúde revela ainda que, no mês de dezembro, os centros de saúde garantiram cerca de 2,5 milhões de consultas, tendo realizado mais de 50 mil atendimentos nos fins de semana alargados de Natal e Ano Novo.

“Nos últimos dias verificou-se, também, um aumento das chamadas para o SNS24: 62 mil entre o dia 27 de dezembro e o dia 2 de janeiro, uma subida de 12% face aos sete dias anteriores”.