Belmonte vai constituir comunidade fotovoltaica em telhados de escolas, bombeiros e Misericórdia

A Câmara Municipal de Belmonte vai constituir uma comunidade de energia renovável que prevê a colocação de painéis solares em telhados de edifícios municipais, no quartel dos bombeiros e em edifícios da Santa Casa da Misericórdia, entidades que serão beneficiárias desta comunidade, foi explicado pelo vice-presidente do município, Paulo Borralhinho.

Na reunião pública do executivo da última sexta-feira foram aprovados, por unanimidade, os tramites para a hasta pública desta operação.


Paulo Borralhinho detalhou que o estudo prévio está concluído e que os edifícios municipais a utilizar serão escolas, o pavilhão municipal e o parque de estacionamento do estádio municipal que terá como cobertura os próprios painéis.

Paulo Borralhinho frisou que houve cuidado na escolha dos edifícios, vincando que nenhum será colocado na zona histórica, ou na própria Câmara Municipal.

Uma operação que não terá custos para o Município e que trará benefícios, explicou o vice-presidente.

Será também estudada a possibilidade de colocar alguns painéis no parque de estacionamento da Piscina Municipal de Belmonte, para minimizar os custos de energia da estrutura.