A Universidade da Beira Interior (UBI) vai atribuir bolsas para públicos específicos, destinadas a incentivar a realização de voluntariado de emergência e a combater a representação desigual de género que se verifica em determinadas áreas científicas. As candidaturas a estes apoios encontram-se abertas até 19 de fevereiro.
As Bolsas UBI Públicos Específicos – Desigualdade de Género, que têm um valor de 697 euros, pretendem incentivar o ingresso de estudantes do sexo sub-representado (<25% dos estudantes) nos diferentes cursos STEAM. No ano letivo 2023/2024, destinam-se aos estudantes do sexo feminino dos cursos de Licenciatura em Física e Aplicações, Engenharia Eletromecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Aeronáutica, Informática Web, Móvel e na Nuvem e Engenharia Informática, e aos estudantes do sexo masculino dos cursos de licenciatura e Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, Design de Moda e Tecnologia e Produto de Moda Sustentável.
Além deste conjunto de bolsas, a UBI vai ainda atribuir cinco Bolsas UBI Públicos Específicos — Voluntariado de Emergência, no valor de 697 euros, que pretendem premiar e incentivar a realização destas atividades por parte da comunidade académica.