Paulo Raimundo: “Acabar com as portagens dá margem às empresas para aumentar salários”

Acabar com as portagens nas ex-SCUTs dá margem às empresas para aumentar salários, defendeu hoje na Covilhã o Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo.

O dirigente participou num almoço regional, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, que reuniu cerca de 200 apoiantes.


Na sua intervenção lembrou a luta de 13 anos pelo fim das portagens, e deu as boas-vindas ao PS a essa causa, sublinhando que é uma promessa que não será esquecida.

“O PS promete agora acabar com as portagens, seja bem-vindo a esta justa causa, não nos vamos esquecer desta promessa, mas sabemos que a única garantia de que esta promessa de hoje seja uma realidade amanhã, não é dando votos a quem o podia ter feito há um mês, dois meses, há 8 anos”, vincando que é preciso o reforço na votação na CDU para a fazer cumprir.

Uma intervenção em que Paulo Raimundo aponta como caminho o aumento salarial de 15% e pelo menos de 150 euros para cada trabalhador. “Uma justa batalha, uma emergência nacional”, disse.

“Para avançar nesta medida, os grupos económicos, os que encaixam 25 milhões de euros de lucro por dia, têm de encaixar um pouco menos, e então? Qual era o problema?”, questionou.

Já em declarações aos jornalistas, sublinha que acabar com as portagens nas ex-SCUTS, consideradas pelas empresas um dos grandes custos de contexto na região, seria uma forma de conseguir margem para esses aumentos.

“Toda a gente pergunta, como é que se criam condições para aumentar salários, está aí um bom exemplo, acabe-se com as portagens. Para além do impacto que têm na vida de cada um, têm um impacto brutal nas micro, pequenas e nas empresas da região. Está aí um bom incentivo, uma libertação de dinheiro para se poder aumentar os salários, que isso é que é importante”, disse.

Declarações que antecederam uma reunião com a Plataforma P’la Reposição das SCUTS que teve lugar na Escola Frei Heitor Pinto, em que participou também o candidato da CDU pelo Círculo Eleitoral e Castelo Branco, Jorge Fael.