Artista Rosário Bello regressa à Galeria António Lopes com exposição de cerâmica e pintura

A artista Rosário Bello regressa à galeria António Lopes com uma exposição de cerâmica e pintura em azulejo, em tela e em têxtil.

A exibição, intitulada “Sou Arte”, estará patente entre amanhã, dia 5, e 31 de março e tem inauguração agendada para terça-feira, às 18:00.


Cerca de 40 peças vão estar expostas no piso principal da galeria, sendo de destacar as 11 saias pintadas pela mão desta artista plástica, ceramista, ilustradora, muralista, poetisa e professora.

De acordo com a nota de imprensa, esta não é a primeira vez que Rosário Bello se apresenta na Covilhã. Em 1998 teve patente uma mostra de pintura no Teatro Cine da Covilhã e no Hospital da Covilhã. Nos anos 2007 e 2010 participou no “Arte Covilhã”, no pavilhão da ANIL e, em 2019, realizou a sua primeira exposição na galeria António Lopes, que recebeu centenas de visitantes.

Rosário Bello é artista plástica certificada, ceramista, ilustradora, muralista, poetisa e professora da disciplina de Artes na USALBI Universidade Sénior Albicastrense.

Na arte em têxtil já criou muitas peças únicas com pintura à mão, muitas destas criações para artistas nas mais diversas áreas, tendo também recebido o convite para, com a sua arte em têxtil, estar presente na “Covilhã Creative Week 2023”.

Com mais de 140 exposições de pintura a nível nacional e internacional, entre elas destacam-se mais de 20 exposições em Itália, no Centro di Aggregazione Culturale, em Ragusa, onde recentemente esteve em exposição com curadoria de Amadeo Fusco.

Rosário Bello foi convidada a participar no “Salão de Arte Contemporânea do Carrousel du Louvre”, em Paris, nos anos 2019, 2020, 2021 e 2022; que lhe permitiu “expor o seu talento num dos mais importantes certames europeus de arte”, pode ler-se no documento.

Entre estas exposições de pintura, a artista também recebeu alguns certificados de mérito do Museu do Luxemburgo pela qualidade do trabalho apresentado.

Rosário Bello encontra-se representada em instituições por todo o país e em coleções particulares, e de outras entidades, além de contar com vários murais e painéis em azulejo, quer a nível nacional, quer internacional, em vários países, sendo de nomear o Gabão, EUA, Austrália, entre outros.

No seu vasto currículo, Rosário Bello é também pintora de arte urbana, tendo já realizado murais nas freguesias de Ninho do Açor, Sobral do Campo, Lardosa, Vale da Torre, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Oledo.

Na área da arte urbana em azulejo, o destaque vai para o painel de azulejos localizado na rua Ruy Faleiro, na Covilhã, inaugurado em dezembro passado, “o qual veio embelezar uma das principais artérias da cidade e de entrada para a Serra da Estrela, tema dominante do referido painel”.

A exposição pode ser vista de terça-feira a domingo, entre as 10:00 e as 13:00 e entre as 14:00 e as 18:00, na Galeria António Lopes.