“Bosques de Valhelhas”: Iniciativa arranca com apoio da COFICAB

Cerca de 70 voluntários, entre os quais duas dezenas de crianças, deram início, no sábado, dia 23, ao projeto “Bosques de Valhelhas”, da Comunidade Local dos Baldios de Valhelhas, que tem a parceria âncora da multinacional COFICAB, refere a instituição em nota de imprensa.

O projeto Bosques de Valhelhas visa, na sua essência, “recuperar a mata centenária da Bota Rota, dizimada no grande incêndio que em agosto de 2022 assolou o Parque Natural da Serra da Estrela”.


A Comunidade convidou o tecido empresarial da região a participar em ações de reflorestação e a COFICAB foi uma das empresas que se disponibilizou de imediato, sublinha Felipe Sanches, presidente dos Baldios de Valhelhas.

“Quando lançámos o desafio às empresas da região para se unirem a nós nesta missão de repor a mancha verde a que todos estávamos habituados (residentes e visitantes), a COFICAB disponibilizou-se de imediato, sublinhou.

“Sendo atualmente a maior marca do concelho, não podíamos ter um parceiro melhor para alavancar desde já este projeto, funcionando como exemplo e podendo incentivar outras organizações a associarem-se às nossas plantações do próximo outono”, detalha

O responsável pelos baldios agradece à administração da empresa aos cerca 30 colaboradores que nesta ação ajudaram a plantar mais de 700 árvores.

“Carvalhos, freixos, espinheiros e azevinhos foram algumas das espécies autóctones colocadas na terra, tendo a função de defender melhor, no futuro, os núcleos produtivos de coníferas, que já estão a reaparecer por via da regeneração natural. O trabalho de acompanhamento será realizado pela equipa de sapadores florestais, que desde o início do ano está sob a gestão dos Baldios de Valhelhas”, detalha ainda a nota de imprensa.

Para a empresa esta ação demonstra o compromisso que a organização tem com o meio ambiente.

“Este tipo de iniciativas vem demonstrar cada vez mais o compromisso que a nossa organização tem com o meio ambiente, assim como com as comunidades locais. Poder contribuir para a reflorestação de uma região tão afetada pelos incêndios de 2022 significa pôr em prática a nossa política de responsabilidade social e ainda dar um pequeno contributo para a neutralidade carbónica”, refere, por sua vez, Hugo Marques, gestor de Ambiente, Segurança e Sustentabilidade na COFICAB.

Recordar que a COFICAB é uma multinacional especializada no fabrico de fios e cabos para a indústria automóvel e tem 16 unidades de produção em todo o mundo, duas delas no concelho da Guarda.

A preocupação ambiental é um dos pilares do quotidiano da marca, como explicou Hugo Marques: “O setor automóvel não é exceção na busca pela neutralidade carbónica até 2050. Na COFICAB temos já em marcha um conjunto de ações, como por exemplo o investimento em alta produção de energia a partir de fontes renováveis. Esta iniciativa com os Baldios de Valhelhas foi mais uma entre tantas que temos desenvolvido.”