Projeto PRR UBImpulso com “avanços importantes” no ano de 2023

O desenvolvimento do projeto PRR UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World, liderado pela Universidade da Beira Interior (UBI), registou um “assinalável avanço no ano de 2023”, pode ler-se em nota de imprensa.

Para esta avaliação contam o sucesso alcançado na implementação das atividades do projeto, que, em termos financeiros, já executou uma fatia próxima dos 40% do total do valor atribuído. Isto traduziu-se no “acréscimo do número de diplomados nos cursos STEAM de licenciatura, na grande participação da população adulta nos cursos não conferentes de grau integrados no programa UBImpulso Adultos, no aumento do número total de estudantes beneficiados pelos novos equipamentos e na criação de alianças de formação pós-graduada em colaboração com entidades externas”.


Os dados foram apresentados na Assembleia Geral Estratégica anual, que contou com a presença do Reitor da UBI, Mário Raposo, do Pró-Reitor para o Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais, João Lanzinha, e da presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Arminda do Paço.

O encontro do dia 1 de março, realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, teve a participação de um número alargado de entidades parceiras, presidentes dos vários departamentos e responsáveis pelos cursos não conferentes de grau integrados no programa, e um conjunto de parceiros e membros da Comissão Estratégica Internacional do projeto que, à distância, também marcaram presença.

Na reunião foram também analisados os pareceres sobre os relatórios de progresso físico e financeiro relativos aos anos 2022 e 2023, emitidos por elementos da Comissão Estratégica Internacional do projeto e que contêm sugestões de melhoria e de evolução das diferentes atividades previstas. 

O encontro permitiu ainda “projetar a execução do programa para o ano de 2024, com a discussão de medidas que deverão ser introduzidas nos próximos meses e que visam promover uma maior eficiência na execução das atividades propostas”.

No final, existiu espaço para a promoção de atividades de interação entre os representantes dos diferentes departamentos da UBI e os parceiros do projeto, tendo em vista a “agilização de processos de promoção conjunta e a introdução de futuras iniciativas integradas no programa”.