WOOL+ cria painel com mais de mil azulejos pintados por utentes da APPACDM e Escola Campos Melo

O projeto WOOL+, que pretende tornar a arte urbana da Covilhã mais inclusiva, está na sua primeira fase e realizar residências artísticas com o artista plástico Mantrates e nelas está a criar um painel de azulejos.

Em nota de imprensa o coletivo WOOL revela que, sob orientação do artista visual e ilustrador Mantraste, um grupo de utentes da APPACDM e um grupo voluntário de alunos da escola Campos Melo, está a criar um painel de azulejos que ficará incluído no Roteiro de Arte Urbana na Covilhã.


Semanalmente, na Escola Secundária Campos Melo, realizam-se “sessões de pintura, vidrado e cozimento dos mais de 1.150 azulejos que se instalarão num das artérias mais movimentadas da cidade da Covilhã”, revela a nota.

Com mais 1 mês de sessões de trabalho pela frente, “é já possível comprovar o impacto que o projeto WOOL + está a ter entre os alunos da Campos Melo”, vinca o coletivo WOOL, citando declarações de alguns dos alunos e do próprio Mantraste.

André Fernandes (17 anos): “nós pensamos muito antes de desenhar, eles não! Eles vão sem medo de errar! A criatividade deles é muito fluída e conseguem expressá-la muito melhor do que nós”; e do próprio artista Mantraste, que afirma: “este projeto não é importante para eles. Este projeto é muito mais importante para nós, para aprendermos com eles uma maneira de estar diferente”. 

Paralelamente à realização da residência artística comunitária, está já em desenvolvimento a segunda fase do projeto WOOL + que diz respeito à adição de recursos de acessibilidade aos murais.