UBI: Doutoramento em Biomedicina com acreditação máxima

O Doutoramento em Biomedicina da Universidade da Beira Interior (UBI) alcançou a acreditação de seis anos, o máximo atribuído pela A3ES aos cursos nacionais. A avaliação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior “reforça a qualidade do ensino e investigação desta formação de 3.º ciclo, a funcionar na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS-UBI)”.

Um dos pontos de maior destaque no relatório da Comissão de Avaliação Externa aponta para “taxas de emprego dos doutorandos elevadas, com as percentagens mais altas em funções de docência noutros institutos de Ensino Superior ou como técnicos”, escreve a CAE, acrescentando que “42% exerce funções de investigador na indústria ou em unidades de investigação (25%) ou em investigação de doutoramento (17%)”, pode ler-se em nota de imprensa.


Na conclusão do relatório, é referido que o ciclo de estudos “é apropriado e tem tido regularmente candidatos”. Além de apontar a “elevada empregabilidade”, refere-se ao corpo docente como “competente”.

O 3.º ciclo em Biomedicina tem como principal objetivo “preparar profissionais com as capacidades necessárias para realizar investigação e comunicar aspetos científicos de elevado nível de conhecimento na área”. O curso possui um programa de disciplinas no primeiro ano que visam “complementar os conhecimentos que os alunos já possuem para iniciar um projeto de investigação e a própria determinação do projeto”, revela ainda a universidade em comunicado.

A obtenção do grau de Doutor em Biomedicina “permite o acesso a diferentes lugares de carreira no âmbito da administração ou nas empresas. O curso fornece aos alunos uma série de capacidades de alto nível, que permitirão o acesso a postos de trabalho altamente qualificados em diferentes âmbitos relacionados com as Ciências da Saúde”.

O curso destina-se a pessoas com graduação na área das Ciências da Saúde e afins e tem candidaturas abertas até 22 de março. A 2.ª fase acontece entre os dias 13 de maio e 28 de junho.