Durante o mês de abril, a Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior (UBI) acolhe duas exposições e uma conferência, que considera “importantes em termos educativos, informativos e culturais”.
A intuição recebe a exposição “Arte de Trabalhar o Ferro”, de Luís Daniel Almeida, artista e artesão que cria esculturas e peças decorativas, utilizando principalmente ferro velho, sobras de ferro fabril e resíduos de ferro recolhidos em várias fontes na região de Viseu”, pode ler-se em nota de imprensa.
É com estes materiais reciclados e reutilizados que ele dá vida às suas criações expostas nesta exposição.
Durante um ano, terão lugar 12 conferências sobre a obra de Camões, no contexto das celebrações dos 500 anos do seu nascimento, proferidas pelo Professor Henrique Manso, docente da Faculdade de Arte e Letras da UBI.
As conferências “abordam uma grande variedade de temas, desde o exílio à guerra, da beleza ao amor, entre muitos outros”. A primeira conferência terá lugar a 23 de abril, às 16:00, no auditório da Biblioteca da UBI.
A exposição de cartazes “25 de ABRIL: A democracia no cartaz”, patente na Biblioteca Central durante o mês de abril e que percorrerá as outras Bibliotecas da UBI, apresenta uma coleção centrada no 25 de Abril de 1974, “destacando a sua importância histórica e os valores democráticos transmitidos”.
De acordo com o documento enviado à RCC, os cartazes “representam a celebração dos aniversários da revolução até à renovação do sistema político”. Estes cartazes foram doados à UBI pelo colecionador Francisco Madeira Luís.