Manteigas: 50 anos da “revolução dos cravos” entre 5 e 28 de abril

O programa comemorativo do 25 de Abril em Manteigas vai decorrer entre dias 5 e 28 de abril, revelou hoje o município em nota de imprensa.

Para além da sessão solene comemorativa da efeméride (dia 25 às 11:00), ao longo do mês o programa prevê exposições, teatro, música, literatura, ateliers, tertúlias e cinema.


Amanhã, dia 5, inicia-se o ciclo “Conversas de Abril”, com organização da Activa – Associação de Artes e Património de Manteigas. A sessão está agendada para as 21:30 no Ninho de Empresas da vila e terá em debate o tema “Herança Cultural do 25 de Abril”.

O ciclo segue dia 12, às 09:00, com o tema “o 25 de Abril nas escolas” numa sessão dedicada à comunidade escolar. No dia 23, às 14:30, terá uma sessão para os utentes do Cartão Municipal do Idoso subordinado ao tema “Memórias”.

O ciclo termina dia 24, às 21:00, no Auditório Municipal de Manteigas, com a tertúlia “As causas políticas, sociais e militares do 25 de Abril”. A sessão terá moderação de Flávio Massano, presidente da Câmara Municipal de Manteigas, e conta com as intervenções de Albino Massano Leitão, Horácio Rabaça Gaspar e António Luís Ferreira do Amaral.

No programa destaque também para o concerto Sons da Liberdade no dia 24, a anteceder o fogo de artificio que será lançado às 24:00.

No dia 25 o destaque é para a Sessão Solene da Assembleia Municipal que terá intervenções do presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano; do presidente da Assembleia Municipal de Manteigas, José Manuel Cardoso, e dos representantes das forças políticas com assento no órgão.

Dia 26 será exibido o filme “Revolução (sem) Sangue”. Dia 27 decorre um concerto pela Banda Filarmónica – Música Velha. O programa encerra com um convívio intergeracional no dia 28.

Pode consultar o programa completo AQUI