“Teatro a pedal” chega à Covilhã com espetáculo concebido através da energia de bicicletas

A ASTA – Teatro e Outras Artes integra o projeto europeu Green E.Th.I.Cs, que alia o teatro à ciência, em prol da “sensibilização ambiental e da dinamização de práticas mais sustentáveis”. À semelhança do que já acontece noutros países, com o conceito “teatro a pedal”, o espetáculo será concebido com a energia gerada através de bicicletas.

A apresentação do projeto teve lugar ontem, dia 7, na Universidade da Beira Interior (UBI), no âmbito do “Dia Verde” da instituição, organizado pela companhia de teatro covilhanense e pelos departamentos de Engenharia Civil e Engenharia Eletromecânica.


Em declarações à RCC, Daniele Ronco, fundador do Mulino ad Arte e diretor artístico do Festival Teatro Apedali, em Itália, explicou que o projeto [teatro a pedal] nasceu em 2019, naquele país, e visa juntar “mundos diferentes, como o desporto, a ciência e a sustentabilidade”.

“Temos uma equipa composta por artistas e cientistas e discutimos sobre as necessidades e soluções, transformando os espetáculos em projetos sustentáveis”, disse.

O Festival Teatro Apedali é composto por bicicletas que produzem energia para os espetáculos. De acordo com Daniele Ronco, em Itália, são a “única companhia completamente focada na sustentabilidade”. O objetivo é usar este sistema “para sempre” e não apenas temporariamente, garantiu.

Como foi explicado na apresentação do projeto, este o conceito de teatro a pedal será utilizado no espetáculo-jogo Green E.Th.I.Cs – Experiences through Theatre Inspiring Communities.

Sérgio Novo, diretor da companhia covilhanense, refere, citado em nota de imprensa, que o objetivo do projeto, que arrancou no final de 2022, é “chegar às comunidades, sensibilizá-las sobre a forma como as alterações climáticas estão a afetar o mundo e motivá-las a adotar comportamentos mais sustentáveis”.

“A primeira fase do projeto decorreu nos bastidores e agora queremos dinamizar o diálogo com as comunidades”, pode ler-se no documento.

O projeto inclui um espetáculo, que irá estrear na Covilhã, no dia 29 de junho, percorrendo depois o país em digressão.

“A sensibilização ambiental deve começar por nós, agentes culturais, pelo que o projeto está a desenvolver um Protocolo Verde a adotar pelos 18 parceiros do consórcio e a difundir junto dos seus interlocutores culturais. Como queremos que o projeto seja o mais sustentável possível, introduziremos o conceito de teatro a pedal. Estamos a falar de bicicletas elétricas que fornecerão energia ao espetáculo Green E.Th.I.Cs”.

O Green E.Th.I.Cs tem um orçamento de 3,2 milhões de euros e é cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia. O consórcio, que junta 18 parceiros (instituições ambientais, culturais e de ensino superior), de 12 países europeus, pretende sensibilizar diretamente mais de 45 mil cidadãos.

Na sessão de apresentação do projeto, os departamentos de Engenharia Civil e Engenharia Eletromecânica apresentaram cinco projetos, que estão a ser desenvolvidos no âmbito da sustentabilidade.

Mais informações AQUI.