Santinho Pacheco homenageado na sua terra natal

Santinho Pacheco, que entre outros foi presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Governador Civil do Distrito da Guarda, deputado na Assembleia da República eleito pelo PS, presidente da Associação de Desenvolvimento Rural da Serra a Estrela e Membro do Conselho Económico e Social, vai ser homenageado a 1 de setembro na sua terra natal, Vila Franca da Serra, em Gouveia.

“Santinho Pacheco é um cidadão de Abril, um Homem de causas e valores, um Autarca e político com um percurso marcante. Em 50 anos de serviço à causa pública, Santinho Pacheco deixou sempre bem vincados os traços fortes da sua personalidade e do seu desempenho: humildade, respeito e amizade, humanismo e tolerância, abnegação e competência”, refere a comissão organizadora da homenagem em nota enviada às redações.


João Amaro, Carlos Pacheco, António Amaral Lopes e Paulo Sá, que assinam o documento, dão conta que “um grupo de amigos, de forma espontânea, entendeu que a comunidade que serviu não podia deixar que o grande Presidente da Câmara que foi, o Deputado exigente que se revelou ou o Governador Civil do Distrito que se afirmou, saísse do convívio público pela “porta dos fundos”, quase clandestino”, sublinhando que “Santinho Pacheco merece sair pela “porta grande” acompanhado, como sempre, pelos muitos amigos que granjeou”.

Assim, decidiram organizar a homenagem, que terá lugar no dia do seu aniversário, 1 de setembro, com a inauguração de um memorial, uma peça escultórica da autoria do arquiteto António Saraiva, no largo da sua terra natal, seguida de uma sessão evocativa e um lanche convívio.

A sessão terá início pelas 15:00.