Posto de Turismo da Covilhã com “nova imagem de sustentabilidade”

A Câmara Municipal da Covilhã assinala hoje o Dia Mundial do Turismo, com a realização de ações com oferta de fotografias instantâneas, teatro de rua e a apresentação da remodelação do Posto de Turismo.

José Miguel Oliveira, vereador da Câmara Municipal da Covilhã com o pelouro do Turismo, explica que o Município aproveitou este dia para apresentar a remodelação do Posto de Turismo, que tem uma nova imagem, uma imagem que transparece sustentabilidade.


“Aproveitámos este Dia Mundial do Turismo para assinalar esta nova imagem, uma imagem também de sustentabilidade, uma vez que aquilo que as pessoas podem visitar no nosso posto de turismo é basicamente o nosso stand que levámos à FITUR (Feira Internacional de Turismo de Madrid), que levámos à BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), desmontado e bem enquadrado dentro do espaço que nós hoje temos aqui”, esclarece.

No que diz respeito ao custo da remodelação, o vereador explica que, dado o reaproveitamento dos materiais usados no stand da FITUR, da BTL e da Feira de São Tiago, “o custo foi praticamente a mão de obra”, rondando um investimento de cerca de 3.000 euros. “Claramente um investimento muito diminuto para aquilo que nós hoje temos aqui neste espaço”, afirma. José Miguel Oliveira acredita, ainda, que a remodelação constitui “uma diferença muito grande”.

“Quem conheceu o espaço anteriormente e o visitar agora vai perceber que temos aqui um efeito visual, um espaço muito acolhedor, muito aberto, que faz com que o turista se sinta bem e transmite bem aquilo que a nossa cidade tem para oferecer a quem a visita”, diz.

Questionado sobre os desafios atuais para o setor do turismo na Covilhã, José Miguel Oliveira assume que passam por “tentar continuar a crescer com sustentabilidade” e isso é um desafio que deve ser de todos, da Câmara Municipal, da hotelaria, da restauração e dos animadores turísticos e todos devem apostar numa “mensagem de qualidade”, uma vez que a região tem “potencialidades fantásticas”.

O vereador da Câmara Municipal da Covilhã com o pelouro do Turismo garante que a presença em diversos certames nacionais e internacionais, nos últimos anos, tem ajudado a passar a mensagem que “a Covilhã tem tempo para ti”. “É uma mensagem familiar, que apela ao coração. Nós temos tempo para receber as pessoas e recebemo-las bem. É isso que queremos passar a quem nos visita e, de certa forma, o desafio é esse. Continuar a crescer com sustentabilidade, aproveitando a Serra da Estrela e aproveitando todas estas potencialidades”, assegura.

O Município da Covilhã pretende continuar a intensificar a presença nos certames e a transmitir esta mensagem, de modo a que o número de turistas na cidade continue a aumentar. Além disso, José Miguel Oliveira admite que está a ser preparada uma campanha de redes sociais e revela o desejo da criação do Concelho Municipal de Turismo.

A celebração do Dia Mundial do Turismo serve, segundo José Miguel Oliveira, “para relembrar o papel do turismo na nossa cidade e em Portugal” e para que as pessoas recebam a mensagem de que “o turismo é paz, que o turismo é crescimento”.