Centro de Solidariedade Social de São Jorge da Beira celebra Dia Mundial da Saúde Mental

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, o Departamento de Psicologia do Centro de Solidariedade Social de São Jorge da Beira (CSSSJB) vai realizar, no dia 11 de outubro, um Seminário de Saúde Mental.

O seminário tem como objetivo “promover o debate e a troca de experiências entre instituições, bem como, de desmistificar temáticas dentro da Saúde Mental, contando com oradores de renome a nível nacional, que atuam no âmbito da saúde mental e do apoio social”, avança o Centro de Solidariedade Social de São Jorge da Beira.


A abertura do Seminário sobre Saúde Mental começa às 9:30, com a presença de Tiago Santos Silva, presidente do Centro de Solidariedade Social de São Jorge da Beira. Às 10:15, Horácio Covita, psicólogo social e das organizações, vai moderar o debate acerca da “Saúde Mental nas Organizações e Equipas”. Por volta das 11:30, cabe a José Ornelas, Professor Catedrático no ISPA, debater o tema da “Integração Comunitária e Promoção da Saúde Mental”.

Depois de almoço, por volta das 14:00, Hélia Carmo, Diretora Técnica e Terapeuta Ocupacional, e Isabel Pereira, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação e Gestora de Projetos, vão falar sobre “Doenças Raras: Intervenções na Síndrome de Rett”. Às 15:00, Maria Miguel Barbosa, professora auxiliar convidada no Departamento de Psicologia e Educação na UBI, modera o debate sobre a “Atenção Centrada na Pessoa”. Por volta das 16:00, Maria Dinis e Areolina Delgado, psicólogas do Departamento do Centro de Solidariedade Social de São Jorge da Beira, vão terminar o Seminário com temas relacionados com a “Prevenção do Suicídio em Profissionais e Cuidadores” e com o “Consumo de álcool e outras drogas e a sua relação com o funcionamento familiar”.

O Seminário realiza-se na Sede do Centro de Solidariedade Social de São Jorge da Beira e pode inscrever-se através de csssjb@hotmail.com ;  psi_csssjb@hotmail.com ou 275 659 200.