Cineclube Gardunha apresenta programação de maio

O Cineclube Gardunha realiza, durante o mês de maio, as habituais sessões de exibição de filmes, que têm lugar nos dias 6, 13 e 20, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão. A programação deste mês vai girar sob o evento «Encontros de Cinema do Fundão», que, entre 28 de maio a 1 de junho, vai promover projeções de filmes, debates com a presença dos autores, apresentações de livros e concertos.

Para dar início ao mês de maio, no dia 6, a Moagem vai receber o poeta e realizador boliviano Alejandro Medina, radicado no Fundão, para uma sessão musicada, ao piano, de um filme da sua autoria. «Xícara de Luz» é a obra que vai encerrar os «Encontros de Cinema» no dia 1 de junho. Este filme é “uma obra radical que nasceu do desgosto de outros projetos de maior orçamento nunca concretizados”.


Já no dia 13 de maio vai ser transmitido «A Complete Unknown», “um dos filmes mais pulsantes da atualidade”. Na obra, James Mangold, cineasta americano, “decidiu seguir o caminho de Bob Dylan, desde que era um jovem desconhecido até se tornar um dos mais icónicos cantores e compositores da história da música”.

A 20 de maio vai ser transmitido o filme «Sacanas sem lei, Inglouriou Basterds», de Quentin Tarantino. Esta é “uma das grandes obras de Tarantino, que não deixando de lado a diversão e as homenagens, o pastiche e o cool, arranca um trabalho de mise-en-scène e de montagem que por vezes atinge as alturas de grandes mestres como Serguei M. Eisenstein ou Sergio Leone”.

Todas as sessões, com exceção de «Encontros de Cinema do Fundão», acontecem às 21:00 na Moagem.