O Museu de Arte Sacra da Covilhã irá inaugurar duas exposições, amanhã, que ficarão patentes ao público até dia 30 de agosto. A inauguração está marcada para as 21:30, sendo que a mostra poderá ser visitads de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00.
A sala de exposições receberá a coletiva “A Arte do Momento e das Memórias”, da autoria do escultor José Antunes e do pintor Miguel Almeida.
Apesar das suas diferenças em termos de material e conceção, os dois artistas confrontam-se na transformação do momento e das memórias em obras de arte únicas que transportam o observador para realidades multissensoriais, misturando a realidade com o imaginário e desafiando o observador a explorar novas perspetivas através da ilusão e da inovação visual.
Já a Sala da Caridade acolherá a coleção de Miguel Almeida de Arte Sacra Biserica Ortodoxă Română. O Museu de Arte Sacra apresenta uma exposição de Arte Sacra da Igreja Ortodoxa Romena, relacionada com o mistério da Páscoa, que pretende igualmente apelar ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso. As peças são cedidas pelo colecionador Miguel Almeida.
Recorde-se que José Antunes iniciou a profissão de serralheiro muito novo e, mais recentemente, dedicou-se a criar peças decorativas transformando as suas memórias em Arte. Produz peças únicas a partir de materiais reciclados tais como porcas, parafusos, correntes de mota, rolamentos ou peças de motores de carro. Os seus trabalhos têm sido apresentados em várias exposições a nível nacional, tendo já obtido diversas distinções.
Miguel Almeida nasceu em França, onde cursou História da Arte, na vertente de Artes Plásticas. Com um gosto e aptidão especial pela Arte, continuou a sua formação na Escola Superior de Belas Artes em Besançon, desenvolvendo a partir de então um gosto especial pela pintura a óleo. Já, enquanto autodidata, dedica parte do seu tempo à escultura em madeira, e trabalhos em cerâmica e telha mourisca.
Ambas as exposições têm entrada livre.
