Xistrilhos em Sobral de São Miguel

No fim-de-semana de 19 a 21 de julho, a Aldeia do Xisto de Sobral de São Miguel terá mais uma edição do Xistrilhos.

A iniciativa foca-se em reavivar tradições e promover o convívio entre todos os que participam, proporcionando experiências gastronómicas e etnográficas. Além da animação teatral e musical, o programa inclui uma caminhada, oficinas temáticas e a mostra e venda de produtos tradicionais.


À semelhança de edições anteriores está prevista a realização de oficinas relacionadas com o a confeção do pão e do queijo e mostras culturais, associadas ao Sobral Aldeia Museu.

Na sexta-feira, dia 19 de julho, haverá animação de rua com acordeonista José Bonifácio e às 22h a atuação da peça “Entremezes” pelo Teatro das Beiras, no Largo de S. Miguel.

No sábado, haverá logo pelas 7H00 a Caminhada, a animação estará a cargo do Grupo de Bombos da Coutada, Os Aldeões (Izifun) e do Grupo de Concertinas de Gouveia e Serrabecos. Durante a tarde, pelas 17H00 haverá ainda a Oficina de Brinquedos com Nuno Alves.

No domingo, dia 21 de julho, a animação de rua será com Grupo Tradições da Beira, Reporteres (Izifun), Serrabecos e Grupo de Cantares Estrela da Pousadinha, haverá ainda oficinas temáticas e jogos tradicionais, às 18H00 haverá o ciclo de Fados Aldeias do Xisto com o Fado ao Centro. O encerramento será às 22H00.

A participação na Oficina de Brinquedos é gratuita.