CMC e CIM trabalham juntas para repor “tão rápido quanto possível” carreiras interurbanas

A Câmara Municipal da Covilhã está a “trabalhar com a Comunidade Intermunicipal com vista à reposição das carreiras interurbanas da Transdev”, esclareceu Vítor Pereira em declarações à RCC. O autarca vinca que “a Câmara não tem jurisdição sobre esta matéria, que é do foro da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela”, frisou, acrescentando que está a acompanhar todo o processo, incluindo as carreiras das freguesias a sul do concelho.

Segundo a explicação do autarca, a contrapartida financeira da empresa para realizar estas carreiras está, principalmente, nos passes sociais e nos escolares e “com as medidas de confinamento, estes não existem e a empresa decidiu suprimi-las”. Esclarece que a Câmara e a CIM estão a tentar resolver o problema, embora a autarquia tenha “uma dupla dificuldade” já que não é a entidade que gere o dossier, por um lado, e por outro “há o serviço público que tem valores elevados e tudo isto tem que ser levado em linha de conta” refere. O autarca esclarece ainda que a CIM pediu “serviços mínimos à empresa, mas eles não cobrem a totalidade do sul do concelho”.

Vítor Pereira garante que estão a trabalhar para que essa “reposição possa acontecer tão rápido quanto possível”.

Sobre os transportes urbanos, na área da concessão da Covibus, o edil garante que está a ser feita monitorização quase diária, para que “paulatina e progressivamente se retomem as carreiras habituais,” o que irá acontecer em “todas as situações” que se justifique e “justifica-se na maioria”, diz o autarca.