PCP Castelo Branco leva produtos da região e grupo “Velha Gaiteira” do Paul ao “Avante!”

A Direção Regional do PCP vai estar presente na Festa do Avante cuja realização é “a demonstração da possibilidade que existe de continuar uma vida social no pós-pandemia”, referiu Pedro Manquinho, do PCP em conferência de imprensa.

“A importância deste evento não se restringe somente ao PCP, porque se fosse só isso era muito mais fácil não realizá-la”, frisa Pedro Manquinho, acrescentando que “mostra que é possível a realização de eventos de cultura”.

“A cultura não pode estar restringida a quem tem acesso a pagar bilhete para ir ver um espetáculo no Campo Pequeno”, salienta ainda o PCP. “O objetivo é dar esperança que existe vida depois da pandemia”.

Vítor Reis Silva, eleito pela CDU na Assembleia Municipal da Covilhã refere que “a Festa do Avante é uma oportunidade e uma experiência para que mais tarde se realizem outros eventos”. “Temos que viver, mas com os cuidados exigidos pela situação”, frisa Vítor Reis Silva acrescentando que “os lugares na festa até já estão marcados”.

“Outros festivais não se fizeram porque os promotores não quiseram, ou porque não tinham condições ou não sabiam”, refere ainda Vítor Reis Silva.

Na Festa do Avante, no âmbito da divulgação cultural da região, a festa contará com a participação do grupo “Velha Gaiteira”, do Paul, com o intuito de “divulgar a gaita de fole transmontana e as percussões tradicionais da Beira Baixa”.

No espaço do PCP regional estará ainda um restaurante com pratos tradicionais como o Maranho da Beira Baixa e a Sopa Serrana, e uma taberna que contará com vinhos das adegas cooperativas da região, da Almeida Garrett e Quinta dos Termos, bem como petiscos como enchidos e queijos da região. Os visitantes poderão ainda conhecer “as lutas desenvolvidas pelo partido na região”.

Vítor Reis Silva vinca também que “o problema existe, mas temos que viver com ele tendo os cuidados necessários”.