CMC e CHUCB emitem voto de pesar pelo falecimento de Ferreira Pinto

A Câmara Municipal da Covilhã emitiu voto de pesar pela morte do médico covilhanense Álvaro Rascão Ferreira Pinto.

Frisa que foi “um dos mais respeitados e prestigiados médicos urologistas do país” e que “dedicou a sua vida profissional à saúde e aos doentes”.

“Foi com todo o merecimento agraciado com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal”, salienta a Câmara Municipal em comunicado.

Vinca que o desaparecimento do médico covilhanense “representa uma enorme perda para a Covilhã” e acrescenta que se perdeu “um cidadão e profissional exemplar, um amigo, um Homem Bom”.

A autarquia endereça “as mais sentidas condolências à família e amigos”.

O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) também emitiu uma nota de imprensa onde demonstra sentimento de pesar e consternação pela morte do “ilustre médico desta instituição e fundador, há mais de 50 anos, da valência de Urologia na Região”, Ferreira Pinto.

O CHUCB enaltece “as qualidades técnicas, profissionais e humanas, deste vulto da medicina em Portugal” e afirma que “nunca será suficiente, tal como nunca será demais qualquer reconhecimento ou agradecimento, que lhe possamos expressar, face à dedicação e empenho, que muito fervorosamente votou, a todos os seus doentes, a todas as causas cívicas nas quais se envolveu, e mormente ao saber, à práxis e ao ensino da sua vocação médica”.

“Tratar e ensinar foi verdadeiramente, o lema de vida deste ser humano de exceção, referência para várias gerações de médicos que, com mestria e júbilo perpetuam o seu legado”, refere a Unidade Hospitalar.

O Centro Hospitalar, “envolto em luto, mas honrado pelas várias décadas de trabalho e amizade partilhadas” apresenta, ainda, à família e amigos de Ferreira Pinto “as mais sentidas condolências”.