Maria Ribeiro, judoca da Associação de Modalidades Desportivas Amadoras do Sabugal, está nomeada para Desportista do Ano, no âmbito da Festa do Desporto que é organizada pela Confederação do Desporto de Portugal.
A judoca de 17 anos sagrou-se campeã do mundo na categoria de -63kg, foi campeã da europa no Campeonato da Europa de Judown, que se realizou em Biella, Itália, em 2018, e foi também Campeã Nacional, no Campeonato Nacional de judo adaptado (ANDDI) em 2017.
Recebeu ainda a medalha de mérito desportivo pela Câmara Municipal do Sabugal, no âmbito das comemorações do dia do concelho.
A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) candidatou, para além da sabugalense Maria Ribeiro, 5 atletas, “cujos nomes propostos serão analisados por um júri que votará, de entre todas as propostas das várias federações nacionais, os cinco finalistas na categoria do melhor atleta feminino e melhor atleta masculino para este ano”, refere a Federação em comunicado.
Os outros atletas nomeados para Desportista do Ano são Beatriz Bastos praticante de basquetebol no clube UDI / APPACDM Setúbal, Carla Silva em remo indoor no Ginásio Clube Figueirense / APPACDM Figueira da Foz, Hadiley Sacramento atleta de Goalball no Sporting Clube de Portugal, Lenine Cunha em atletismo no Clube de Futebol Oliveira do Douro e Pedro Cardoso praticante de ténis de mesa no Futebol Clube do Porto.
A FPDD referiu que é “uma honra poder apresentar ao júri estes atletas, certos de que, seja qual for o resultado, merecerão o reconhecimento da avaliação dos seus feitos que muito orgulham o desporto português”.