2º Fórum do Associativismo: Nova plataforma disponível a 31 de maio

A Plataforma do Associativismo, direcionada especificamente para o movimento associativo, foi ontem apresentada pelo Município da Covilhã no 2º Fórum.

Com este portal pretende-se agregar todas as associações do concelho e fomentar a comunicação entre as associações, os cidadãos e a Câmara Municipal.


O responsável pela apresentação da plataforma, da empresa Libertrium, Artur Sousa, explicou que cada “associação vai ter o seu microsite”, dentro deste portal, “para se promover e apresentar à sociedade”. A comunicação com o município também será facilitada, uma vez que irá existir no site um “mecanismo de comunicação direto” com a autarquia.

O presidente da Câmara da Covilhã, Vitor Pereira, reiterou que se trata de uma “ferramenta de extrema importância, que se afigura como indispensável, num triângulo de ligação e apoio, entre as associações, Câmara Municipal e os munícipes”.

O vereador com o pelouro do Associativismo, José Miguel Oliveira, considera que esta plataforma vai “marcar um novo paradigma no associativismo da Covilhã” e revelou que o portal vai estar “apenas disponível online no dia 31 de maio, Dia Nacional das Coletividades”, sendo que até lá “as associações vão ter a oportunidade de se irem registando”.

José Miguel Oliveira apelou, assim, a todas a associações que ajudem a “construir uma melhor plataforma”, colocando no site as suas “fotos, elementos, história, arquivo e vídeos”.

Neste portal, Artur Sousa, explicou que os cidadãos vão poder “pesquisar associações e os seus eventos de acordo com interesses temáticos e geográficos”. Irão ter também a possibilidade de pedir para “serem notificados e sempre que existirem, por exemplo eventos de fado ou teatro na freguesia, a plataforma vai notificar”.

A autarquia irá “obter, muito rapidamente, qualquer informação sobre qualquer associação, nomeadamente os dados de contacto, relatórios de atividades e as atas das últimas eleições dos órgãos sociais”.

Artur Sousa revelou ainda que “muito em breve irá estar disponível no sítio web da Câmara, na área do associativismo, um link que permite aceder ao manual de apoio ao registo neste portal”.

Depois de aprovado esse registo, irá ficar disponível “um manual de ajuda para todo o tipo de ações que venham a necessitar de fazer”, sendo que irão ser também dadas “um conjunto de formações online para que nenhuma associação fique de fora”.