Daniel dos Santos: À procura de um sonho suíço com Portugal no horizonte

Ao colo dos pais saiu de Portugal com apenas 6 meses de idade emigrando para a Suíça onde começou o sonho de ser jogador de futebol. Daniel dos Santos Correia, ou Dos Santos, como é conhecido no futebol helvético, assinou aos 18 anos o primeiro contrato profissional e, à RCC, falou do objetivo de vestir a camisola da seleção nacional de futebol.

Começou a jogar muito novo no Interlaken, mas rapidamente, aos 12 anos, saltou para o Thun FC, onde se encontra atualmente. Para treinar faz, diariamente, setenta quilómetros de comboio e autocarro algo que foi complicado para os pais que “tinham medo de o deixar ir sozinho”, conta Daniel dos Santos.

No entanto, o apoio dos pais sempre foi fundamental para o jovem covilhanense que sempre “trabalhou duro” para os poder “recompensar”.


A primeira experiência, e única até ao momento, com o futebol português de Daniel, foi quando aos 15 anos foi convocado por Emílio Peixe para um estágio com a seleção nacional sub-16. À RCC, Dani descreve o momento em que soube da chamada da seleção, em que só acreditou quando viu “os bilhetes de avião”.

Apesar da dupla nacionalidade, e de inclusive já ter treinado com seleções do país helvético, o jovem covilhanense não tem dúvidas que a equipa das quinas seria a prioridade para uma carreira internacional. 

Como português no estrangeiro, Dani dos Santos tem o desejo de jogar em solo lusitano. Não escondendo o sonho de jogar no Estádio da Luz pelo Sport Lisboa e Benfica, Daniel, como covilhanense, teria todo o prazer em vestir a camisola do Sporting da Covilhã, relembrando a história de Pizzi, o camisola 21 das águias, que também passou pelos serranos no início da carreira.

Em relação ao futuro, Daniel dos Santos não tem pressa e procura crescer “passo a passo”, mas sempre com olho em mostrar-se nas oportunidades que tem tido.

Daniel dos Santos, recorde-se, assinou na quinta-feira, aos 18 anos, o seu primeiro contrato profissional pelo FC Thun, equipa da Segunda Liga Suíça, onde tem sido lançado nas últimas partidas.