PCP defende criação de seguro público adequado à realidade agrícola da região

O PCP defende a criação de “um seguro público adequado à realidade agrícola desta região”, no seguimento dos vários estragos em culturas agrícolas no concelho do Fundão, provocados pelas condições climatéricas adversas que se fizeram sentir no passado dia 9 de abril.

No documento enviado à Assembleia da República, o PCP frisa que os “agricultores não dispõem das condições que são exigidas para fazerem um dos seguros existentes, ficando numa situação de enorme fragilidade”.


Vinca que dada a importância “da atividade agrícola, da manutenção da capacidade produtiva na região e da salvaguarda do rendimento dos agricultores”, o Governo “deve garantir os apoios atendendo aos prejuízos identificados”.

O grupo parlamentar do PCP, quer, assim, saber se o “Governo está a acompanhar a situação exposta?” e se “está a proceder ao levantamento dos prejuízos nas culturas agrícolas na sequência das condições climatéricas adversas?”.

Questiona ainda “que medidas pretende o Governo adotar para apoiar os agricultores, de forma a assegurar o seu rendimento e o potencial de produção para o futuro?” e se o Ministério acredita ter “os quadros e meios técnicos suficientes para fazer o levantamento, analisar e aprovar eventuais candidaturas em tempo útil?”.