Google, HOST e XLR8 apresentam soluções inovadoras aos hoteleiros da região

A última quinta-feira, dia 22, foi dia de debater soluções para a hotelaria em territórios de baixa densidade. A Covilhã foi o local escolhido para este evento pioneiro do NEST – Centro de Inovação em Turismo e, segundo Roberto Antunes, diretor executivo, foi um “grande sucesso”.

Como convidados, estiveram presentes a HOST, Google e a XLR8, que apresentaram diferentes soluções para a área do Turismo.


O NEST apresentou algumas “ferramentas inovadoras”, como a ferramenta T+, de diagnóstico de sustentabilidade e também o Accessible for All, uma Webapp que possibilita que os funcionários de alojamentos possam proporcionar uma experiência melhor e mais adequada aos hóspedes com necessidades especiais.

Seguiu-se a apresentação da HOST, que se focou na inovação em programas de gestão operacional e demonstrou “como estão a fazê-la evoluir para que seja mais útil e acompanhe as necessidades da hotelaria”. Referiram, ainda, a importância do conhecimento do próprio turista/cliente, e a possibilidade de “conseguir segmentar e criar informações sobre o próprio cliente, mediante dados que lhe são providos para permitir adequar a oferta e servir de uma forma mais customizada”.

A intervenção da XLR8 foi dedicada ao Revenue Management, a todo o processo de otimização de recursos para garantir maior lucratividade. A empresa apresentou as suas sugestões e concluiu-se que “existe uma boa parte deste setor que ainda não faz a utilização de ferramentas”, mas espera-se “que desta forma, tão agilizada, mas altamente profissional possa dar ajuda”.

A Google demonstrou que eles próprios têm “grande interesse no turismo”, que têm serviços de informação possíveis de aceder e explicaram como fazer uso das suas plataformas, de modo a aumentar a procura.

A adesão por parte dos hoteleiros da região “foi boa, gostaria que fosse maior, visto que tivemos mais inscrições do que presenças, mas não deixou de ser interessante”, mencionou Roberto Antunes.

“Quem aqui esteve foi bastante participativo, tivemos um momento de conversa e discussão para entendimento de quais são as questões prementes nesta região, esclarecimento de dúvidas e ouvir opiniões. Acatamos dos dois lados oportunidades de fazer ainda melhor nesta relação” referiu o diretor.

“Houve um reconhecimento por quem aqui esteve de que fazia muito tempo desde a última vez que se puderam juntar as pessoas desta área para ver o que há de novo. Portanto foi reconhecido o mérito de termos um evento presencial que, não só junta as pessoas da região como também se partilharam grandes oportunidades”, concluiu.