PJ da Guarda detém homem de 76 anos por homicídio qualificado na forma tentada

A Polícia Judiciária da Guarda identificou e deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, perpetrado ao início da tarde da passada sexta-feira, na localidade de Mós do Douro, no concelho de Vila Nova de Foz Côa.

A ação decorreu “na sequência de uma rixa entre vários elementos de duas famílias vizinhas, motivada por questões fúteis, decorrentes de alegados estacionamentos indevidos na via pública”.


A rixa “envolveu o recurso a armas de fogo, catanas, navalhas e gás pimenta” e “foi efetuado pelo menos um disparo com arma de fogo, de calibre 6.35 mm, intencionalmente direcionado a um dos envolvidos, só não o tendo atingido por mero acaso”, esclarece a PJ.

O autor do disparo “foi entretanto desarmado e supostamente atingido com um objeto contundente na zona da cabeça, acabando ferido e a necessitar de tratamento médico hospitalar, que lhe veio a ser prestado no Hospital da Guarda”.

Após ter recebido alta clínica, foi “detido por suspeita da autoria do crime de homicídio na forma tentada”.

Trata-se de um homem com 76 anos de idade, ex-agente da PSP, aposentado, o qual, uma vez presente às competentes autoridades judiciárias, foi “submetido às medidas de coação de obrigação de apresentações trissemanais às autoridades policiais da sua área de residência habitual, no concelho de Aveiro, assim como à proibição de aceder à referida localidade de Mós do Douro”.

A Polícia Judiciária apreendeu ainda “uma pistola de calibre 6.35 mm, um revólver de calibre .32 e diversas munições, tudo pertencente ao detido, e ainda uma catana, uma navalha e uma embalagem de gás pimenta”.