CineEco começa hoje com várias atividades na Casa Municipal da Cultura de Seia

A 27ª edição do Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela arranca hoje, dia 9, na Casa Municipal da Cultura de Seia, a partir das 17:00h, com exposições, a exibição de um filme e a sessão de abertura. A entrada é gratuita.

Às 17:00h decorre a inauguração das exposições “O Lago Sagrado”, de Mário Lisboa e a ReciclArte, da autoria de 120 alunos de escolas da Covilhã, Fornos de Algodres e Gouveia.


A mostra fotográfica “O Lago Sagrado” resulta do trabalho desenvolvido pelo produtor ao longo do filme com o mesmo nome, e “pretende expor a beleza natural do lago Baikal, e em simultâneo a fragilidade desse ecossistema”, explica a organização do Festival. A ReciclArte consiste em 14 quadros criados por alunos a partir de resíduos para “reproduzir obras icónicas de alguns dos maiores pintores do século XX”, com o objetivo de “combater o insucesso escolar e educar para a reciclagem”.

Segue-se às 18:00h a exibição do filme “Lago Sagrado – Uma viagem por uma estrada profunda”, sobre o lago Baikal, “um importante recurso natural envolto em mistério, crenças e riscos”, na presença da realizadora Carla Varanda e do produtor e fotógrafo, Mário Lisboa. No final do filme haverá um debate.

A sessão de abertura CineEco está marcada para as 21:30h no Auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia, seguindo-se um concerto com a banda Anaquim.

O Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela realiza-se até dia 16 de outubro, em Seia.