VELEDA – Mulheres e Monoparentalidade propõe “debate e reflexão” para encerrar projeto de 3 anos

“VELEDA – Reflexão & Debate” é o evento de finalização do projeto artístico-social VELEDA – Mulheres e Monoparentalidade e vai ter lugar no Teatro Municipal da Covilhã no dia 10, das 14:30h às 18:30h.

Este encontro parte de “impactos e olhares sobre o projeto para o debate alargado a toda a comunidade” sobre as questões da monoparentalidade e das práticas artísticas comunitárias, explica a Beira Serra – Associação de Desenvolvimento.


Neste evento de reflexão e debate haverá também a apresentação da livro “Práticas Artísticas – Participação e Política” de Hugo Cruz, com a presença do autor e os contributos especiais de Marco Ferreira e de Suzana Menezes. Esta publicação procura “cruzar contributos da arte, da participação e da política, num diálogo intenso entre teoria e prática”, explica a Beira Serra.

Consulte o programa completo do encontro AQUI.

O VELEDA, que teve início em 2019, dirige-se a “mulheres sós com filhos a cargo e usa o teatro como agente criativo para a transformação pessoal e social”. Este projeto começou com a criação dos Laboratórios de Pesquisa Social e Artística onde foi feito o “levantamento de materiais (histórias de vida, experimentação artística) com o objetivo de criar um espetáculo de teatro documental”.

O encontro “VELEDA – Reflexão & Debate” é promovido pela Beira Serra – Associação de Desenvolvimento, do qual a Quarta Parede é parceira.

O projeto tem como parceiros a Universidade da Beira Interior (UBI), o MDM – Movimento Democrático de Mulheres, e os Municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão, e é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito da Iniciativa PARTIS.