Falta de condições na escola da Vila do Carvalho leva pais à reunião pública da CMC

Na reunião pública da Câmara Municipal da Covilhã, realizada hoje, dia 17, no Auditório Municipal da Covilhã, David Gaspar, pai de uma aluna do pré-escolar, em nome de todos os pais, denunciou “as péssimas condições da escola” da Vila do Carvalho, vincado que a filha “tem uma escola pior do que ele tinha há 33 anos”, disse.

“A escola está muito degrada”, descreveu, salientando que os pais “não conseguem falar com o presidente da Junta de Freguesia, que prometeu que as obras estariam realizadas até final do ano, o que não aconteceu”.


David Gaspar descreve uma escola com “casas de banho, que não têm divisórias”, o que deixa as crianças “sem qualquer privacidade”. Fala ainda das janelas que “deixam entrar o frio”. Afirma que já são necessárias rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, uma vez que há uma mãe que se desloca em cadeira de rodas, vincando que o que foi feito na escola “foi em vão” porque “não cobre todos os degraus”, descreve. Vinca, ainda, que “no hall não se pode abrir a porta porque com a corrente de ar o teto levanta”.

Sobre o parque infantil David Gaspar frisa que “até a ASAE, que esteve no local, aconselhou a não o utilizar”, dado o estado de degradação.

Vítor Pereira, na resposta, adiantou que a autarquia “está a proceder à recuperação do parque escolar”, destacando que na agenda para a reunião “consta o prorrogação do prazo para apresentar propostas para essa empreitada, uma vez que um dos empreiteiros interessados pediu esclarecimentos”.

O autarca explica que o prazo termina dia 19, e garante que “a escola vai ser remodelada”.

Uma resposta que deixou o encarregado de educação satisfeito, vincando que o que faltava aos pais “eram respostas para as suas questões”.

Pedro Farromba, vereador da coligação “Juntos Fazemos Melhor” questionou sobre as prioridades da câmara nesta matéria, pedindo o “mapeamento de intervenções no parque escolar” e se todas as “obras sinalizadas serão concluídas durante o próximo ano”.

De referir que na reunião, foram aprovadas prorrogações de prazos de diversos concursos públicos, devido a pedidos de esclarecimento sobre o caderno encargos, entre eles o concurso para as obras de requalificação da Escola Básica nº2/3 do Teixoso, no valor base de 521 mil euros e da Secundária Quinta das Palmeiras no valor de 379 mil euros.

Também no Jardim-de-infância e EB 1 de Cortes do Meio, Jardim-de-infância e EB 1 de Vales do Rio e Jardim-de-infância Ovo Mágico, do Tortosendo, no valor global de 222 mil euros.

Na EB 1 do Refúgio e Jardim de Infância no valor de 147 mil euros, na escola sede do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã com valor de 307 mil euros e no Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve, nomeadamente, na escola sede, Jardim-de-infância de Cantar Galo, e Jardim-de-infância de Vila do Carvalho no valor de 303 mil euros.

“Obras num valor significativo, que são uma clara resposta às reivindicações que já aqui ouvimos”, disse o presidente da Câmara, avançando que a autarquia tem “outros desígnios” mas estas são as obras que estão para avançar no parque escolar para breve.