Filme de aluna da UBI entre “os melhores” em plataforma internacional

“Camaradas de Armas”, filme realizado por Catarina Henriques, aluna do Mestrado em Cinema na Universidade da Beira Interior (UBI), está na lista dos melhores do ano da plataforma DAFilms, reconhecendo, assim, a qualidade deste trabalho.

“Camaradas de Armas” tem cerca de 30 minutos de duração e foca-se no percurso de um dos jovens que ingressaram no curso de Praças Fuzileiros de 2018.

Um documentário que alcançou ao longo do ano vários prémios, e que mostra a vivência dos jovens que escolheram deixar a vida civil para se tornarem militares na força especial da marinha, os fuzileiros.

Segundo a UBI, o percurso do documentário nos festivais “tem sido marcado por grande sucesso”.  Venceu o Prémio da Seleção Ensaios – A Previdência Portuguesa, no festival Caminhos do Cinema Português, o Prémio Primeiro Olhar, do XXI Encontros de Cinema, e conta ainda com o 2.º lugar na categoria Melhor Documentário, nos prémios Sophia Estudante 2021.

A UBI dá ainda destaque para “a seleção para a lista exclusiva da DAFilms”, uma mostra do “impacto que o trabalho de Catarina Henriques tem junto dos especialistas em cinema”.


Além do destaque atribuído a “Camaradas de Armas”, a DAFilms disponibilizou uma seleção de curta-metragens produzidas no âmbito do curso de cinema da UBI.

“A plataforma destaca que a UBI apresenta um programa de filmes repleto de futuros talentos que agora podem ser vistos gratuitamente”, afirma a academia.

A plataforma é um projeto da rede de festivais Doc Alliance, formada por sete certames europeus dedicados ao cinema documental: CPH:DOX (Dinamarca), Doclisboa (Portugal), Millennium Docs Against Gravity (Polónia), DOK Leipzig (Alemanhã), FIDMarseille (França), Ji.hlava IDFF (República Checa) and Visions du Réel (Suíça). Representa uma plataforma de distribuição online, com foco no cinema europeu, disponibilizando mais de 1900 filmes acessíveis em todo o mundo para streaming ou download.