UBI participa em projeto para valorizar resíduos de minas e indústria na Covilhã e Portalegre

A Universidade da Beira Interior (UBI) faz parte do conjunto de entidades proponentes a um Laboratório Colaborativo com a designação de ALTO CoLAB – Inovação em Eco-materiais de Resíduos de Minas e Indústrias.

O ALTO CoLAB pretende “adotar um novo conceito de desenvolvimento de eco-materiais com características inovadoras, tirando partido do efeito sinergético da combinação de diferentes tipos de resíduos, conceito que é designado por ‘reciclagem simbiótica de resíduos’. É esta nova abordagem que motiva o estabelecimento da colaboração entre 20 organizações (centros de investigação, empresas dos sectores de extração e de produção industrial)”, refere a UBI, em nota de imprensa.


O projeto tem como parceiros, além da UBI, a ICOVI – Infraestruturas e Concessões da Covilhã, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Quercus, Cluster Portugal Mineral Resources, Grupo Razão, Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), Formas Efémeras, Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, Companhia Industrial de Materiais Duros, FTP Biomass, GoldStone, Sirolis, Semural Waste & Energy, Calimal, Relíquia Abstrata, Harso, Quimialmel e Porcelanas da Costa Verde.

As cidades da Covilhã e de Portalegre serão os polos do laboratório, que terá nos seus propósitos a missão de as “revalorizar, tendo como foco os seus recursos.  O desenvolvimento do know-how nestas regiões também produzirá uma vantagem económica e social, em termos de sustentabilidade e transferência de conhecimento”.

A proposta do ALTO CoLAB está em processo de avaliação por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), depois de ter sido um dos 19 candidatos admitidos no 5.º exercício de avaliação. A decisão final deve ser tomada nos próximos dois meses.

O projeto foi apresentado no dia 19 de janeiro ao júri internacional da FCT, num evento que decorreu através da plataforma Zoom e que contou com a participação dos docentes da UBI João Castro-Gomes e João Leitão, assim como Nuno Pedro, diretor da empresa municipal ICOVI.