Festival de Matemática: Covilhã volta a ser Cidade do Pi a partir de dia 11

O “Festival de Matemática – Covilhã Cidade do Pi” está de regresso, este ano, de 11 a 14 de março, novamente com eventos presenciais.

Esta iniciativa pretende divulgar e celebrar a matemática e proporcionar aos alunos e ao público em geral “momentos de aprendizagem e diversão”, refere a organização.


Na sexta-feira, dia 11 de março, pelas 10h15, decorre online a palestra “Padrões e simetrias em música” com Carlota Simões, da Universidade de Coimbra. No sábado, 12 de março, às 18h30, a Biblioteca Municipal da Covilhã recebe a Palestra e Peça para saxofone “As canções de Pi”, interpretada por José Martins e João Salcedas.

No domingo, às 11h30, no Serra Shopping haverá Circo Matemático (Arte de Rua) e, às 15h00, o Anfiteatro das Sessões Solenes da UBI recebe o Circo Matemático e a Peça de Teatro “Os medos da Matemática” da ASTA e orquestra de sopros da EPABI, com o solista Bruno Silva (clarinete), narrador Tiago Moreira (Teatro das Beiras) e direção de Francisco Luís Vieira.

No último dia, 14 de março, haverá atividades nas escolas.

A organização revela que “o sucesso e a adesão das atividades à distância” motivaram que se voltasse a incluir uma componente online, juntamente com atividades presenciais.

O objetivo da palestra online é que os alunos das diferentes escolas e o público em geral possam assistir em simultâneo e, se assim o entenderem, fazer alguma intervenção no final da palestra.