Beiras e Serra da Estrela apresenta “Festival Cultural” com 75 espetáculos no território

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, apresenta ao longo de 5 meses, um Festival Cultural com 75 espetáculos nos 15 municípios que a integram.

Serão 15 estreias absolutas e 75 espetáculos “num festival inédito para todos os gostos e idades que promete aquecer as noites de verão, de junho a outubro”, destaca em nota de imprensa a CIM-BSE.


“Com o desafio de oferecer cultura em movimento, os 15 municípios da CIMBSE juntam-se, assim, nesta maratona cultural. A “estrela da companhia” são as associações culturais do território, que mobilizaram a comunidade, e a inspiração são a história, as tradições e a identidade que se misturam com uma mão cheia de criatividade e sentimento de pertença, afinal quem melhor para contar a história da sua terra do que aqueles que fazem parte dela?”, destaca a Comunidade.

O festival irá apresentar propostas em várias áreas, nomeadamente, teatro, música, novo circo, dança contemporânea e performances multimédia.

O projeto em rede representa um investimento global de 900 mil euros e é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Segundo a CIM-BSE este festival contribui para as “mil e uma razões para uma visita às Beiras e Serra da Estrela neste verão.

Os espetáculos vão decorrer em espaços “inusitados e descentralizados”, explica ainda a nota de imprensa, vincando que, as 15 criações que vão agora subir ao palco são o resultado de uma bolsa artística, no âmbito dos projetos culturais em rede que estão a ser executados no território, divididos em Beiras (Covilhã, Belmonte, Fundão, Guarda e Sabugal), Serra da Estrela (Manteigas, Seia, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres), e Raia Histórica (Almeida, Figueira Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso).