João Diogo sucede a Hugo Lopes na liderança JSD

O VI Congresso da JSD Distrital, que no sábado reuniu em Vila de Rei, elegeu João Diogo para Presidente da Comissão Política Distrital. O jovem fundanense conta com Nelson Carvalho (Covilhã) e José Maria Coelho (Castelo Branco) como Vice-Presidentes e Miguel Barroso (Castelo Branco) como Secretário-Geral. Daniel Luís, natural da Sertã, fica responsável pela presidência da Mesa do Congresso.

Durante a manhã foi apresentado o projeto político “Agora, o Interior!”, cujas propostas, segundo avança a nota de imprensa dos jovens social-democratas, irá “colocar novamente os territórios de baixa densidade no caminho do desenvolvimento económico e social”, com especial foco na valorização dos recursos da Beira Baixa.


Hugo Ferrinho Lopes, presidente cessante da JSD, detalhou o trabalhado realizado ao longo dos últimos sete anos, com “centenas de iniciativas políticas onde discutimos os problemas da região e da nossa geração, procurámos traçar soluções e reivindicámo-las nos centros de decisão”.

João Diogo, presidente eleito, apresentou a Moção de Estratégia Global, assente em três eixos: “Voz, para que a JSD continue a cumprir o seu papel de agente político de referência na defesa da juventude e do futuro da região; Visão, para que seja claro e objetivo o caminho de ambição e desenvolvimento que pretendemos para o Distrito e Ação, de modo a fortalecer a dinâmica de militância, participação e mobilização da JSD a nível distrital e em cada um dos universos concelhios”, destaca ainda a nota de imprensa.

No encerramento foram anunciadas as distinções honorárias. Hugo Ferrinho Lopes foi eleito Presidente Honorário Distrital da JSD Castelo Branco e Mário Pereira (Covilhã), Márcia Caldeira Nunes (Sertã), e Diogo Serras (Vila de Rei), que abandonaram a JSD por terem completado três décadas de vida, foram eleitos Militantes Honorários.

Alexandre Poço, Presidente da Comissão Política Nacional da JSD, que esteve presente no congresso, teceu elogios à estrutura distrital, que considera “uma das mais trabalhadoras do país”. O dirigente nacional e Deputado rematou a sua intervenção referindo que “não é tarefa fácil suceder ao Hugo Lopes, mas fica francamente mais fácil com o João Diogo, que é dos melhores quadros que conheci na JSD, com capacidade de pensar, liderar e executar”.