Varzim obriga SCC a vencer na Amadora para garantir playoff. Estrela e Trofense “safos”

A vitória do Varzim em Faro (0-1), o empate do Estrela da Amadora em Chaves (2-2) e a vitória do Trofense frente à Académica (2-1), colocam apenas duas equipas a lutar por uma vaga no playoff, o Sporting da Covilhã e o Varzim. Os serranos deixaram de ter possibilidades matemáticas de assegurar a manutenção sem recorrer à eliminatória com uma equipa da 3ª Liga.

O Estrela esteve a perder 2-0 em Chaves, mas conseguiu empatar, sendo que o Desportivo de Chaves deixou fugir a vitória no último minuto, quando Batxi, na transformação de uma grande penalidade rematou muito por cima da barra.


O Varzim ganhou em Faro 1-0, com golo logo aos 2 minutos. Aos 30 minutos o Farense ficou reduzido a 10 jogadores, e a partir desse momento a equipa poveira controlou o jogo, pertencendo-lhe as melhores oportunidades.

O Trofense adiantou-se no marcador através de autogolo de Mika ao minuto 52. 4 minutos depois a Académica repôs a igualdade a 1. Aos 75 minutos o Trofense fez o 2-1 e 10 minutos depois falhou uma grande penalidade assinalada a seu favor.

Contas feitas após estes resultados, o Covilhã (33 pontos) e Varzim (32 pontos) disputam entre si a vaga no playoff de manutenção na 2ª liga, visto que Ac. Viseu (37), Estrela da Amadora (37) e Trofense (37) já estão todos fora de alcance.

Como o SCC tem vantagem no confronto direto com a equipa da Póvoa, o Varzim está obrigado a ganhar em casa ao Mafra na última jornada e, caso o faça, apenas uma vitória na Amadora permitirá ao Sp. Covilhã seguir para o playoff e evitar já a descida direta à 3ª Liga. Para o Covilhã será igual perder ou empatar com o Estrela, só interessando a vitória.

O rival de serranos ou poveiros no playoff será definido também no próximo fim-de-semana em Leiria, com a União local a receber o Alverca após o empate a um golo registado ontem no ribatejo.