Desertuna trouxe “Música Rural” de Pernambuco e leva Covilhã ao Brasil

Entre os dias 13 e 24 de maio, a Covilhã foi a casa do projeto “Música Rural”, originário do Brasil. A Associação Cultural Desertuna organizou, localmente, uma semana cultural, com workshops, espetáculos e mesas redondas, com o objetivo de promover a partilha de experiências musicais e artísticas com o público covilhanense e outros agentes culturais da região.

A Desertuna mostra-se muito satisfeita com a passagem do grupo pela Covilhã e com as iniciativas desenvolvidas, sendo que algumas foram transmitidas, em direto, nas suas redes sociais, “levando a imagem da Covilhã para lá do Atlântico”, destaca a Associação Cultural.


A Covilhã foi o ponto de partida para uma digressão europeia que dá a conhecer a cultura tradicional da Mata Norte Pernambucana – o Coco, a Ciranda, o Maracatu, a percussão, a dança e a poesia.

A semana culminou com um concerto no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, onde “público de todas as idades dançou e vibrou com os ritmos da Orquestra Rural”.

A Desertuna também participou no espetáculo, tocando dois temas em conjunto com o grupo, resultado deste intercâmbio cultural. Revela que, em breve, “irá levar a cultura da nossa cidade ao Brasil”, prevendo a sua ida para 2023.

Outro dos pontos altos desta semana foi a participação de alunos do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, que mostraram aos presentes a aprendizagem feita nos workshops.