Aumento subsídio de alimentação: Trabalhadores da Paulo de Oliveira e da Haco Etiquetas ameaçam com greve

Os trabalhadores da Paulo de Oliveira e da Haco Etiquetas ameaçam com greve no mês de julho se não houver aumento do subsídio de alimentação, que “está congelado há 15 anos”, destacou a Secretária-geral da CGTP-IN esta quarta-feira na Covilhã

Isabel Camarinha falava depois de participar num plenário de trabalhadores na Paulo de Oliveira, na Boidobra, e frisou que, a esmagadora maioria das empresas do setor, paga o subsídio de alimentação que está previsto no contrato coletivo de trabalho, 2.35 euros, ou “alguns cêntimos a mais”, como é o caso desta que paga 2.37 euros.


“O subsídio de alimentação é baixíssimo e não tem qualquer atualização há 15 anos. É uma das questões que motiva a unidade dos trabalhadores, porque as associações patronais e as empresas não querem aumentar o valor deste subsídio, o que seria uma forma de compensar os trabalhadores pelo trabalho que prestam”, disse.

A sindicalista frisa que “é vergonhoso que uma empresa que tem tido milhões de euros de lucro, que tem uma situação boa não dê melhores condições de trabalho”, frisou.

Após a negociação da contratação coletiva para o setor, que resultou em aumentos salarias que ficaram “aquém das necessidades”, a CGTP reivindica um aumento do subsídio para os 4,5 euros.

Marisa Tavares, presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, frisa que esta é “uma reivindicação antiga”, que se acentua depois de “se ter fechado as negociações do contrato coletivo e se ter ficado aquém do que é necessário para valorizar os trabalhadores”. Explica que o sindicato está a realizar plenários de trabalhadores nas várias empresas, tendo já reunido na Paulo de Oliveira e Haco Etiquetas, e dos plenários resulta a “união dos trabalhadores” em torno deste objetivo, avançando com uma greve em julho se a empresa não responder positivamente à notificação do sindicato.

Marisa Tavares deixa claro que a reivindicação de aumento do subsídio de alimentação para 4,5 euros é resultado do levantamento feito pelos delegados sindicais nas empresas, vincando que nos muitos contactos ao longo dos anos, esta é uma questão sempre abordada.

A dirigente frisa, também, que “no que respeita à desvalorização das categorias profissionais” está a chegar-se ao limite.

“Estamos a chegar a um ponto em que por via do aumento do salário mínimo nacional somos completamente absorvidos e somos completamente desvalorizados e depois queixam-se da falta de mão de obra. Não é admissível que empresas que querem ter futuro tratem desta forma os trabalhadores”, concluiu a sindicalista.